Por Gerson Cunha/Repórter Elo *
Nós, em maioria, cuidamos mais dos nossos bens materiais do que de nossa saúde. Isto até que, num belo dia, nos vemos sem saúde para sairmos na nossa bela e perfeita máquina (nosso corpo). Aí quando o mal estar se torna insuportável, recorremos a alguém, um médico, pedindo que nos devolva a saúde. Esta saúde que é nosso dever manter, agora está em mãos alheias.Para compreender-se se entreviste, converse consigo.A saúde possui algumas leis básicas para mantê-la, e segui-las é, no mínimo, natural. Ou nos tornamos artificiais? Saúde não é somente a ausência de dor ou preguiça, mas sim um estado mental positivo e operante. Cabe aqui ressaltar que a nossa vida, nosso corpo, não é somente um conjunto de reações químicas.Pausa para notarmos que, não somos, só impulsos elétricos.Virgulo, pontuo, confundo a regra por não sê-la.a sendo A sigoA poesia esguia, ergue a mente inquieta e surge.Soberana da árdua lutaDe mente e corpoA poesia descansa o espíritoO sigo, me sendoOnde eu parei? Sigo daqui!A saúde é não depender de agentes externos, tensões. È tornar-se menos vulnerável, é ser regular, não ótimo nem péssimo. È estar atento nas informações que o corpo remete a mente OUÇA-SE, VOCÊ É SEU MELHOR AMIGO. Pense sobre como você pensa e o que acha do seu pensamento. Você pensa que não é preciso pensar para viver? Ou, pensa que os outros têm que pensar por você? Ou ainda, você pensa por si só, ou somente acompanha a maioria? Em resumo, qual o nível mental que você anda por aí usando?
PENSAR É UMA ATIVIDADE TRABALHOSA
Acredite, sua vida e sua saúde dependem da qualidade do seu pensamento. Portanto, dedique alguns minutos por dia, para esta atividade, que parece óbvia, mas se pensar bem, poucas pessoas pensam verdadeiramente bem.
ABASTEÇA SUA MENTE LENDO DICIONÁRIOS
Investigue interiormente seu corpo, ouça suas dores, os recados mais íntimos de ser ser humano, só a gente mesmo é que ouve.
A VIDA É NATURAL E SOBRENATURAL, NUNCA ARTIFICIAL.
O pensamento é o fundamento (base), exteriorizar é falar. E a fala é o verbo, e verbo é poesia. Inevitável ciência.
SOBRE A NATUREZA SOBRENATURAL
Voam cavalos alados, a porteira está vigiada e aberta. Alazões para todos os lados.Vou montar neste, secretamente.E todos olham, eu sei. Não importa a porta abriu, bati com educação. Olha o solo lá, aqui no meu ouvido ouço a canção. Dança pingo dágua. A frenologia na quilina. sentindo o vento entrando em ondas na mente. Eu não vou passar do umbral, vou devanear neste terreno limitado. Sei estar sendo vigiado. Rio, respeitosamente, de alegria. Exerço a missão; aspirando e me inspirando espalhando o que não é, e o que pode ser PARADOXO ENTRE A POESIA E A REALIDADE EXTERNA, É A VIDA.
_________________
*Gerson Cunha é acadêmico do curso de jornalismo da PUCRS.
** Texto publicado no site extemporâneo em outubro de 2005.